Blog Voltar para a home

Selecione os campos abaixo:

» Veja mais

Cuidados

Benefícios da castração para cães e gatos

A castração de ambas as espécies traz benefícios a saúde principalmente das fêmeas, mas é importante a castração dos machos também. Apesar de cães e gatos terem necessidades diferentes os benefícios da castração são parecidos na saúde de ambos.

Cães

A castração pode ser realizada a partir dos 6 meses para machos e de 6 meses a 1 ano para fêmeas pode ocorrer antes do primeiro cio, pois quanto mais cedo a castração as chances de ter doenças como câncer de mama diminuem muito. A castração também evita a Piometra que é uma infecção no útero e que precisa ser tratado com urgência e necessita uma operação de castração pois pode ser fatal a fêmea. A castração deve ser realizada com um Médico Veterinário de confiança.

Nos machos a castração evita câncer de próstata, mas também vai ajudar a diminuir a marcação de território, brigas e fugas por causa de fêmeas no cio e também pode ficar mais tranquilo pois os hormônios já não são mais produzidos.

Um ponto positivo é que a castração aumenta a longevidade do pet. Se o seu pet já é adulto ele pode ser castrado também e que irá ajudar na prevenção de doenças e no bem-estar.

Gatos

A castração nos gatos também auxilia muito na prevenção de doenças como câncer de mama e Piometra nas fêmeas e trazem maior bem-estar, pois a gata no cio fica extremamente irritada e ansiosa gerando um comportamento atípico nessa época do cio. Os gatos podem ser castrados a partir dos 5 meses e devem ser realizada por um Médico Veterinário de confiança.

O mesmo ocorre para os machos que diminuem a marcação de território, brigas e fugas para procurar fêmeas no cio.

Cães e gatos

Muito importante tanto para cães como para gatos é necessário realizar os exames pré-operatórios para verificar a saúde do animal e manter os cuidados pós-operatórios com a medicação prescrita pelo Médico Veterinário e a volta para retirada dos pontos e alta para o pet.

A castração também ajuda a evitar um grande problema o controle população e abandono de cães e gatos. Muitas ONGs atualmente entregam o cão ou gato com as vacinas e castrado e em caso de filhotes antes da idade de castração é assinado um termo para a realização da castração na idade apropriada para evitar esses casos.