Blog Voltar para a home

Selecione os campos abaixo:

» Veja mais

Cuidados

Cães braquicefálicos e cuidados especiais.

Os cães braquicefálicos são os famosos cães de focinho achatado, como Bulldog inglês, Francês, Pug, Pequinês, Boston Terrier, Shih Tzu entre outras. Cães com essa característica precisam de cuidados especiais, principalmente, em relação a sua respiração. Quanto mais achatado o focinho, ele terá maior dificuldade em realizar a troca do ar para controlar sua temperatura corporal. Por isso, é importante que cães dessas raças fiquem sempre em lugares frescos, principalmente nos dias quentes. O calor faz com que fiquem mais ofegante e com maior dificuldade para manter sua temperatura corporal.

CUIDADOS COM O PASSEIO

Os exercícios físicos e caminhadas feitas com essas raças devem ser leves e respeitar o tempo e o andar do cão.  Água é sempre muito importante no passeio para manter a hidratação e caso ele comece a ficar ofegante é hora de parar o passeio para que ele possa se recompor. Ah, um detalhe importante, as caminhadas devem ser feitas sempre nos momentos mais frescos do dia.

CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO

Uma nutrição completa e balanceada é muito importante para que raças como estas não ganhem sobrepeso, dificultando mais ainda a sua respiração. Busque sempre alimentos adequados a idade e porte do seu pet e que ofereça uma nutrição balanceada e nutritiva.

HIGIENE

As carinhas enrugadas são de fato realmente muito fofas, mas é importante realizar a limpeza diária da face do cão e de suas dobrinhas. Assim você evita problemas e irritações na pele. Outro cuidado importante é com os olhos pois são saltados e podem sofrer um pouco mais em lugares onde há poeira e fumaça. 

Consulte o Médico Veterinário para que ele possa examinar o seu pet periodicamente e para que ele indique todos os cuidados necessários de acordo com os eventuais  problemas respiratórios que ele apresentar. 

Os cães braquicefálicos são muito fofos mas precisam de cuidado especial.