Blog Voltar para a home

Selecione os campos abaixo:

» Veja mais

Cuidados

Cuidados com os gatos adultos

Desde filhotes os gatinhos merecem uma atenção especial para crescerem fortes e saudáveis. Mesmo quando crescem e se tornam animais considerados independentes, continuam precisando de atenção e cuidados. A vacinação precisa estar em dia, entre outras precauções para manter uma boa saúde e qualidade de vida.

Alimentação

É importante que seu felino tenha uma alimentação de qualidade com uma ração com os nutrientes adequados a gatos, pois eles têm necessidades especiais. Uma boa ração é importante para que o animal tenha uma boa digestão e que ajude a eliminar também as bolas de pelos.

São recomendados comedouros de louça, alumínio ou inox para evitar a proliferação de bactérias e também ter uma melhor higienização. Deixe comida a vontade para que ele possa se alimentar quando sentir vontade, isso ajuda a evitar a formação de cálculos renais.

Tente deixar a água sempre fresca e estimule a hidratação do seu pet, pois isso é essencial para o bem-estar e saúde dele.

Segurança

É recomendado o uso de telas de proteção pois os gatos têm uma visão muito aguçada e querem perseguir tudo o que eles acham que estão voando, por isso é muito importante colocar as redes para a proteção do animal principalmente em prédios e lugares altos.

Para transportar seu gato, escolha uma caixa de transporte segura e confortável.

Higiene

É recomendado colocar mais de uma caixa de areia para estimular o gato a urinar, pois eles têm inclinação a ter cálculos renais. O estimulo é importante para a saúde do pet.

O gato é um animal higiênico e se limpa várias vezes ao dia, por isso a quantidade de banho é bem reduzida.

Com essa limpeza eles acabam ingerindo os pelos soltos que estão no corpo e, assim, se formam as bolas de pelos. Para prevenir que eles não engulam tantos pelos e formem as bolas de pelos, que são eliminadas através das fezes ou vômito, escove os gatos regularmente.

Estímulos

É importante ter arranhadores para que eles possam além de brincar desgastar ou afiar as unhas, principalmente para gatos que vivem em casas ou apartamentos.

Gatos geralmente adoram brincar com caixas de papelão e transformam coisas simples em diversão. Brinquedos são ótimos para estimular e manter uma boa saúde psicológica e física, evitando a ansiedade, o estresse e o ganho de peso. 

Muito amor e carinho são ótimos para o bem-estar e alegria tanto do pet como de seu tutor.