Blog Voltar para a home

Selecione os campos abaixo:

» Veja mais

Cuidados

Cuidados com pets idosos.

Os pets têm diferentes fases na vida e assim como nós também envelhecem. Em geral, cães são considerados idosos a partir de 8 anos de idade e gatos a partir de 10 anos. 

Quando chegam nessa idade são necessários cuidados especiais com o pet como fazer consultas com o veterinário com maior frequência para verificar como está a saúde do pet.

-Saúde 

Cães e gatos devem fazer no mínimo uma visita ao veterinário a cada seis meses para realizar exames. Quanto mais recente algum tipo de doença for descoberta, maior a chance de cura. A castração na idade correta também ajuda na prevenção de diversas doenças e, assim quando envelhecem, algumas cirurgias podem ser evitadas, pois a realização de procedimentos cirúrgicos nesta idade pode ser mais perigoso. A recuperação também é mais lenta. 

-Alimentação e Hidratação

Outro ponto importante que você precisa ficar atento é a alimentação do pet. Nesta fase da vida, ele precisa de nutrientes específicos para a saúde. A nutrição completa, balanceada e em porções corretas ajuda no controle de peso, no combate a doenças renais e cardíacas, por exemplo.  Consulte o veterinário para verificar qual a melhor alimentação para o seu amigo. 

A hidratação também deve ser estimulada principalmente para os gatos pois eles têm propensão a formação de cálculos renais. Fique sempre atento a quantidade de água ingerida pelo pet durante o dia, pois a falta ou o excesso pode ser sinais de que algo não está bem. Nesse caso leve o pet ao veterinário para exames. 
Nos cães é importante realizar a prevenção do tártaro desde filhotes, evitando que a médio e longo prazo essas placas fiquem maiores e acarretar na perda dos dentes. Os gatos também podem ter problemas dentários e quando idosos podem causar gengivite. Escove os dentes do pet e realize a limpeza diariamente. Caso perceba sinais de tártaro ou desconforto ao mastigar, leve o animal ao veterinário para realizar o tratamento.

-Descanso e atividades 
Os pets vão dormir mais nessa idade e querem ficar mais tempo tranquilos. Já com os gatos, separe um tempo do dia para brincar com ele para estimular a circulação e os movimentos das articulações. O cão pode continuar a passear, mas no limite dele. Caminhadas em horários frescos e com o passo mais devagar. Caso ele rejeite o passeio deixe ele descansar. 

-Vacinas e remédios. 

As vacinas e doses de vermífugos devem sempre estar em dia para evitar que contraiam alguma doença nessa idade,  pois podem se agravar com facilidade. Nessa fase, se necessário, o veterinário pode receitar algum tipo de medicação. Faça sempre as medicações nos dias e horários corretos.

Com esses cuidados o seu pet terá conforto e bem-estar na fase idosa. O amor e carinho são fundamentais para que eles se sintam bem e felizes.