Blog Voltar para a home

Selecione os campos abaixo:

» Veja mais

Cuidados

Frequência da alimentação do cão.

A alimentação do pet é muito importante para que tenha uma boa saúde e tenha todos os nutrientes necessários a cada fase. Um alimento de qualidade deve fornecer diversos componentes que auxiliem na saúde do pet uma vez que eles comem a mesma comida por toda a vida. A alimentação de boa qualidade é apenas o primeiro passo para que o cão ou gato tenha uma boa saúde e bem-estar.

E como dar essa alimentação de maneira adequada para que ele fique satisfeito e consiga absorver melhor todos os nutrientes. Lembrando que o cão precisa estar com as vacinas em dia, vermifugação e com os exames do Médico Veterinário constando que ele está saudável. 

Primeiro a ração precisa ser adequada ao porte e idade do cão. Em seguida verifique a quantidade de ração de acordo com modo de usar da embalagem do alimento. Você precisa verificar peso e quanto meses tem o filhote e assim chegar na quantidade em gramas por dia que você deve dar ao filhote. No caso dos cães adultos e idosos segue a mesma regra conferindo o peso do animal e chegando na quantidade de gramas a ser dadas por dia para o cão adulto.

Divida a quantidade de gramas ao dia em mais de uma refeição. Divida de duas a três porções e de em horários diferentes como manhã, tarde e noite. Tente manter uma rotina com os horários de você oferece ao cão. Ofereça a refeição e aguarde ele comer e retire o comedouro para não passar bichos e insetos. Os petiscos e frutas podem ser dados para o cão entre as refeições. Oferecer a ração apenas uma vez por dia vai deixar o seu cão com forme e comer muito rapidamente o alimento não fará bem para a saúde do cão, causando vômitos, dor no estomago, má digestão e torção gástrica.

Observar a alimentação do seu pet é muito importante para que você saiba quanto de alimento é ingerido por dia, se ele está se alimentando direito, e a quantidade de água ingerida pelo pet. Pois se algo está errado um dos primeiros sintomas pode ser a falta de apetite. Deixar o alimento e os petiscos no chão por muito tempo pode atrair bichos que podem fazer mal ao pet. Sempre guarde a ração em local apropriado, limpo e com ventilação.

Cães que comem rações medicamentosas devem sempre seguir a orientação do Médico Veterinário e seguir corretamente a alimentação para o tratamento do cão.

Essa regra também é válida para cães que precisam comer ração Light com baixo teor de caloria, você deve optar por este tipo de alimentação para o cão apenas se for pedido pelo Médico Veterinário.

A higienização dos comedouros e bebedouros devem ser feitos diariamente sendo os melhores materiais para esse tipo de produto os de porcelana e aço inox.