Blog Voltar para a home

Selecione os campos abaixo:

» Veja mais

Cuidados

Higiene Bucal dos pets

É muito importante cuidar da saúde bucal dos nossos pets, geralmente acumulam  tártaros nos dentes. O tártaro são placas bacterianas e podem levar cães e gatos a perder os dentes a ter infecções mais graves que podem ser fatais.

Um dos sinais da presença do tártaro é a coloração dos dentes próximo a gengiva.  Eles apresentam aspecto amarelado e pode causar mau hálito. Verifique com frequência os dentes do seu pet em especial os do fundo. O tártaro tem tratamento e em caso da presença das placas bacterianas leve o seu cão ao Médico Veterinário. 

O cuidado diário é uma tarefa que exige paciência e é recomendado que comece desde filhote para que o pet se acostume com limpeza. Os produtos devem ser de uso veterinário, ou seja, feito para cães e gatos como o creme dental e a escovas específicas para os pets. Não use creme dental para humanos pois isso pode intoxicar o seu pet.

Além da escovação existem algumas outras formas de você ajudar o seu pet a ter uma boa saúde bucal. Vamos listar alguns deles para você:

1- Brinquedos com cerdas: alguns brinquedos disponíveis no mercado ajudam o pet a fazer uma leve limpeza oral. Conforme ele vai mordendo o brinquedo, o mesmo vai ajudando a retirar sujeiras e restos de comidas que ficaram entre os dentes;

2- Rações e petiscos que contenha Hexametafosfato que auxilia na saúde bucal dos pets, pois ajuda a combater a formação das placas bacterianas;

3 - Produtos para higiene bucal do pet: hoje já é possível encontrar produtos para manutenção da higiene bucal dos pets que também auxilia a prevenir a formação do tártaro, como soluções abrasivas e enxaguantes bucais. 

Com um boa limpeza e higiene bucal o seu pet fica mais feliz e saudável.

 

Caso o animal esteja com algum sintoma ou comportamento atípico, leve imediatamente ao Médico Veterinário.

 

Este artigo é meramente informativo.