Blog Voltar para a home

Selecione os campos abaixo:

» Veja mais

Comportamento

O “ronron” dos gatos: o que significa?

Quem tem gato, já ouviu aquele ressonado baixinho, principalmente quando o bichano fica pertinho de você. É o “ronron” dele. Um som quase hipnotizante, que também produz uma leve vibração e deixa todo tutor derretido pela fofura.

Mas você sabe o motivo do seu gato ronronar? Aliás, existe algum motivo específico para isso? O ronrono significa algo na comunicação dos felinos?

Vamos te explicar tudinho, é só seguir a leitura.

 

Ronron: por que os gatos ronronam?

O ronron dos gatinhos ainda é um mistério. Não se sabe se o som tem alguma funcionalidade física, mas já foi comprovado que o ato de ronronar está relacionado à sentimentos prazerosos que o bichano está sentindo. Por isso, é muito comum que eles ronronem quando estão preguiçosos e cochilando em cima de sua barriga.

Outro momento em que o ronrono é comum, é durante a lactação das fêmeas. Elas utilizam o ressonado como uma espécie de sinal para os seus filhotes. Como os gatos não abrem os olhos imediatamente ao nascer, as mãezinhas ronronam para que eles identifiquem onde ela está e consigam chegar até ela. O mesmo vale para as mães: o ronron dos filhotes também as ajuda a localizá-los.

Os gatos também podem ronronar em situações de medo. Nesse caso, o ronrono funciona como um calmante, já que a vibração e o som promovidos tendem a deixar o gato mais relaxado. Por isso, não é incomum que no meio de uma briga entre felinos, você ouça um ou outro ronron.

Purr... o "ronron" é um indicativo de que o seu bichano está feliz

Um meio de comunicação: a “língua do ronron”

A partir de observação e pesquisa de muitos teóricos, já conseguimos relacionar o ronron à alguns comportamentos dos felinos, como os que já exemplificamos acima. No entanto, acredita-se que, entre eles, o ronronar também seja uma espécie de linguagem.

Dentro de um ambiente com muitos gatos, é possível perceber que há diferenciações no som emitido pelo ronron, influenciando, inclusive, a vibração, tornando-se mais ou menos grave. Mesmo quando não há significativa mudança no comportamento deles (não estão brigando, por exemplo), ainda assim os outros gatos parecem “compreender” o que aquele som, em específico, significa.

Essa não é uma teoria tão longe da realidade, se considerarmos que muitos tutores de gatos também conseguem identificar determinados ronronos como pedidos de comida. Se nós, que somos humanos, compreendemos, é claro que para os bichanos é muito mais fácil.

A última curiosidade sobre ronron que trazemos hoje, tem a ver com a cura que eles praticam nos gatos. Para eles, o ato de ronronar, como já foi dito anteriormente, tem um alto poder calmante, promovendo o relaxamento e, consequentemente, otimizando processos de cura ou desgastes físicos e emocionais.

Se cura o miau, a gente – ainda - não sabe. Mas que nós ficamos encantados com o ronron dos gatinhos, isso podemos confirmar com toda certeza!