Blog Voltar para a home

Selecione os campos abaixo:

» Veja mais

Cuidados

Sobrepeso e obesidade em cães e gatos é prejudicial à saúde.

Cães e gatos mais gordinhos são fofos, mas o animal acima do peso ou obeso pode ter consequências ruins para a saúde. Na hora de cuidar da saúde e do peso de seu pet, você deve considerar uma série de fatores irão ajudar o animal a ter o peso ideal e assim ter mais saúde e bem-estar.

Como sei que meu pet está acima do peso?

Você deve consultar o Médico Veterinário de confiança para que ele confirme que o animal esteja acima do peso, pois o diagnóstico irá variar de acordo com porte e idade. Após a avaliação, o Médico Veterinário é quem indicará a dieta que deve ser seguida para o seu cão ou gato.

Porque a obesidade prejudica a saúde do animal?

O excesso de peso no cão pode causar diversos problemas relacionados a sua saúde. Vamos listar abaixo alguns problemas que podem ocorrer:

-Apresentar problemas articulares ou agravamento de problemas articulares

-Desenvolvimento de problemas respiratórios

-Desenvolvimento de diabetes, sim cães e gatos podem ter diabetes e com isso precisam fazer um tratamento para a doença por toda a vida.

-Aumento nas chances em apresentar problemas cardíacos

-Aumento do risco em cirurgia

-Perda da eficácia imunológica



Como posso ajudar o meu pet?

Depois que o Médico Veterinário realizou o diagnóstico e indicou o tratamento realize a dieta da maneira que foi indicada e que é a melhor para o seu cão ou gato.

Em muitos casos é prescrito um alimento especial como ração Light, que irá manter uma alimentação com nutrição completa, mas que contenha baixa calorias

Mantenha o seu cão ou gato ativo.
Com os cães essa tarefa pode parecer mais fácil pois a maioria gosta de passear, fazendo caminhadas com os seus tutores e estão sempre dispostos a brincar de bolinha que ajuda a mantê-lo ativo.

Os gatinhos também gostam de brincar, mas podem ser um pouco mais preguiçosos para se exercitar. Por isso estimule seu gatinho a brincar de caçar que eles amam, brinque com a varinha com pena, faça prateleiras e enriquecimento ambiental para que ele suba, desça e ande mais pela casa, use a criatividade para realizar brincadeiras para o bichano.

Seu pet saudável e com bem-estar. Lembrando que é muito importante o acompanhamento do Médico Veterinário para verificar a saúde do pet.